Quem é que não conhece esta fotografia famosíssima do John Lennon e da Yoko Ono, tirada no dia do assassinato do cantor? Quem esteve por detrás desta fotografia fantástica, capa da revista da Rolling Stone em 1981, foi uma fotógrafa igualmente fantástica, chamada Annie Leibovitz.Nascida em Connecticut em 1949, Annie inicialmente só criava retratos. Porém, o seu gosto pela fotografia foi aguçando o apetite para aperfeiçoar as suas técnicas e resolveu tirar um curso. Em 1970, Annie Leibovitz apresentou o seu portfólio a Jann Wenner, o editor que fundou a revista Rolling Stone, tendo este ficado impressionadíssimo com os seus trabalhos. A fotógrafa foi instantaneamente incumbida duma missão, sendo essa fotografar o John Lennon para a capa da revista de Janeiro de 1971. Annie foi contratada e, dois anos mais tarde, foi nomeada para chefe de fotografia da Rolling Stone, tendo permanecido no cargo até 1983. Annie fez vários trabalhos importantes para esta revista, como a reportagem fotográfica da tour dos Rolling Stones no continente americano, em 1975.
Em 1983, Annie começou a fotografar para a revista Vanity Fair, deixando também a sua marca artística. A fotografia de Whoopi Goldberg numa banheira cheia de leite e a Demi Moore fotografada nua, segurando a sua enorme barriga, são dois exemplos dos trabalhos mais conhecidos desta fotógrafa.
Para além do seu trabalho ligado a revistas de diferentes áreas (as já mencionadas Rolling Stone e a Vanity Fair, The New York Times Magazine, The New Yorker) e as campanhas para a American Express, The Gap e para a Milk Board, Annie já fotografou inúmeras celebridades do mundo do cinema, da música e até mesmo da política e já publicou seis livros: Photographs, Photographs 1970-1990, American Olympians, Women, American Music e A Photographer's Life 1990-2005. Este último livro inclui as suas fotografias de marca - os retratos de celebridades - mas também inclui fotografias da sua família e da própria artista.
Tal como diz a própria fotógrafa, "A very subtle difference can make the picture or not". Annie projecta toda a sua paixão naquilo que fotografa, tem toda a precisão, o detalhe e o dom de captar os pormenores que fazem toda a diferença e que realmente importam numa fotografia. Pormenores subtis que fazem das suas fotografias verdadeiros retratos da realidade.
Aqui ficam algumas fotografias de gente famosa tiradas por esta excelente fotógrafa.
1 comentário:
Ela e' mesmo genial.... pena todo este "encandalo" em que esteve envolvida! Beijinho Molly
Enviar um comentário