quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PAR TOUTATIS! CINQUANTE ANS!

"Nous sommes en 50 avant Jésus-Christ; toute la Gaule est occupée par les Romains... Toute? Non! Car un village peuplé d'irréductibles Gaulois résiste encore et toujours à l'envahisseur. Et la vie n'est pas facile pour les garnisons de légionnaires romains des camps retranchés de Babaorum, Aquarium, Laudanum et Petibonum..."

É assim que todas as estórias começam desta excelente banda desenhada com os gauleses mais famosos do mundo que hoje fazem 50 anos! Goscinny (que faleceu em 1977) e Uderzo estão de parabéns, criaram uma das bandas desenhadas mais emblemáticas e marcantes de todos os tempos: ASTÉRIX.

Tudo se passa numa aldeia gaulesa numa península chamada Armorique e os seus habitantes, les gaulois, fazem de tudo para resistir à invasão romana, contando sempre com a ajuda duma tal poção mágica. Se os gauleses fazem tudo para resistir aos romanos, estes fazem tudo para sobreviver aos ataques do Astérix e companhia!

A primeira publicação ocorreu a 29 de Outubro de 1959 na revista francesa Pilote. A primeira edição da banda desenhada foi em 1961 com o título Astérix Le Gaulois e foi um sucesso garantido que estava para durar.

A personagem principal chama-se Astérix. Um gaulês de estatura baixa, atarracado e possuidor dum farto bigode loiro, digno da Confraria do Bigode. Mas não se deixem enganar pelo seu aspecto anti-heróico, pois Astérix é matreiro, esperto e capaz de ganhar os maiores desafios! Astérix faz-se sempre acompanhar por Obélix. Um sujeito também de bigode, alto, de... estrutura larga - não posso dizer gordo, pois Obélix responderia que não é, que apenas caiu no caldeirão da poção mágica quando era pequenino - transportador de menires, que adora comer javali e dar coça aos seus amigos romanos. Obélix anda sempre com o seu cãozinho Idéfix, que o acompanha muitas vezes nas suas aventuras.

A aldeia está recheada de habitantes sui generis, como:
Panomarix - O velho druida que prepara a poção mágica e, também, grande amigo de Astérix e Obélix;

Abraracourcix - O chefe da aldeia, que aparece sempre em cima dum escudo, segurado por dois lacaios e que morre de medo que o céu lhe caia em cima;

Bonemine - A esposa de Abraracourcix;

Assurancetourix - O bardo da aldeia, com a sua voz desafinada e irritante que tira a paciência a qualquer um (daí o amarrarem e amordaçarem sempre nos banquetes);

Agecanonix - O homem mais velho da aldeia, sempre pronto para a porrada e dar uns quantos açoites valentes nos romanos;

Ordralfabétix - O vendedor de peixe, que jura seeempre que o peixe é fresquíssimo...;

Cétoumatix - O ferreiro, que critica constantemente o peixe vendido por Ordralfabétix, o que gera sempre confusão na aldeia.

Do lado inimigo temos os romanos, como Jules César, Caïus Bonus e Claudius Malosinus... Ah e também temos o pirata Barbe Rouge e a sua tripulação que quando têm um encontro com o Astérix e Obélix, o seu barco afunda sempre...

Astérix e Obélix acompanharam várias gerações e fascinaram pessoas de todas as idades com as suas aventuras fantásticas, com novas personagens, novas façanhas, as críticas sempre latentes aos costumes, tudo com muito humor e originalidade. As suas estórias foram traduzidas para 83 línguas e 29 dialectos. De entre filmes, desenhos animados, jogos, brinquedos e um parque temático, Astérix já conta com 35 álbuns de banda desenhada e hoje é lançado mais um.

Toda a banda desenhada encontra-se recheada de simbolismos, de trocadilhos, alusões, piadas recorrentes ao longo das várias aventuras... que encantam qualquer leitor e seguidor destes quadradinhos.

Sou uma grande fã destes dois gauleses e podia escrever um post gigantesco sobre eles... Mas, em vez disso, aconselho a todos que leiam e que descubram por vocês... Pois é uma banda desenhada única, incomparável e com muito, muito humor. E claro, POR TOUTATIS, hoje fazem 50 anos!

NOTA: Os nomes mencionados das personagens são os originais, visto que existem variações consoante as traduções para as diferentes línguas e dialectos.

Sem comentários: