Nada mais, nada menos que... José Gonzalez!
Nascido em Gotemburgo, filho de pais argentinos, o músico de 31 anos é dono de uma sonoridade caracterizado pela melodia acústica da guitarra clássica acompanhada pela sua voz suave.
Apesar dos seus dois álbuns serem ambos excelentes e estarem repletos de fenomenais composições e letras originais de José, e, sendo assim, não querendo desviar a atenção destas, o que mais distingue este músico de outros do género são as covers acústicas que concebe, como por exemplo:
Born in the USA de Bruce Springsteen
Love will tear us apart de Joy Division
Hand on your heart de Kylie Minogue
Teardrop de Massive Attack
entre outras.
Ao ler estes títulos é natural duvidar da qualidade destas versões e até adivinhar alguma mediocridade. Em primeiro lugar, por serem músicas extremamente conhecidas do público, tornando o ouvinte de tal forma habituado às versões originais que um cover inesperado pode não ser, à partida, muito bem aceite. Em segundo lugar, porque se tratam de músicas de, pelo menos aparentemente, difícil transformação em versão acústica. Em último lugar, por serem muito diferentes umas das outras.
Foram, por isto, escolhas muito corajosas por parte do músico, cujo resultado seria ou muito bom ou muito mau. Neste caso foi mais que bom! E é aqui que é provada a já evidenciada (com os seus temas originais) e indiscutível genialidade de José Gonzalez.
Tornou-se mais conhecido quando a música Heartbeats (integrada no primeiro álbum) foi banda sonora para o anúncio de ecrãs da Sony BRAVIA em 2006, tornando-se esta instantaneamente adorada pelo público mais atento e frequentemente rodada pelas rádios.
Para quem não se recorda, o anúncio era protagonizado por centenas de milhares de “bolinhas pinchonas”, de todas as cores e mais alguma, a descer as ruas de São Francisco em câmara lenta. No entanto, mais uma vez, Heartbeats não é uma composição de Gonzalez. A versão original pertence a The Knife, banda também sueca de electro-pop. Novamente é comprovada a excelência deste músico na realização de covers acústicas.
Se ainda não vos convenci, ouçam a versão de Gonzalez de Heartbeats seguida da versão original de The Knife, e garanto que se vão surpreender pela positiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário