quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Are you ready to rumble?"

Um dia, em plena década de 50, um americano de brilhantina no cabelo, óculos escuros, blusão de cabedal e munido duma guitarra eléctrica, tocou algo que soou completamente diferente de todos os sons que alguma vez tinham saído duma menina de 6 cordas como aquela. Através do seu hit instrumental Rumble (editada em 1958), Fred Lincoln Wray Jr, ou Link Wray, nascido a 2 de Maio de 1929 na Carolina do Norte, tornou-se no "the godfather of the power chord".

Link Wray começou a sua carreira nos anos 50, formando uma banda com os seus dois irmãos, chamada Lucky Wray And The Palomino Ranch Hands e, a partir daí, foi sempre a subir, culminando numa formação final denominada Link Wray And His Ray Men.


Link Wray conseguiu captar a essência do som sedutor do blues, da rebeldia do rockabilly e da onda cool da música surf, criando uma música inagualável e distinta da que passava na rádio daquela altura. Temas como Rumble (já mencionada), The Shadow Knows, Jack The Ripper, Rawhide ou Apache (rementendo para a sua descendência índia) deliciaram e continuam a deliciar os ouvidos daqueles que seguem de perto a cultura rock'n'roll.


Para muita gente é um músico desconhecido, para outros é um dos guitarristas mais talentosos à face da terra. Link Wray foi um dos principais pioneiros do trilho que levou ao nascimento do rock'n'roll e é considerado o músico que fez a ligação entre os guitarristas de blues dos anos 60 e os masters da guitarra que apareceram posteriormente, como Jimi Hendrix, Jimmy Page ou Jeff Beck.


Escrevo este post para quem simpatiza e/ou vibra com este género musical, que nunca esqueçam as suas raízes, nunca esqueçam este grande senhor. Apesar de muitas vezes referirmos como guitarristas de renome o Jimi Hendrix, o Slash, o Pete Townshend, o Santana ou o Eric Clapton (atenção, não lhes tiro o mérito!), o "One-Lung Link" (apelido de Wray, por ter retirado um pulmão devido à tuberculose) influenciou vários artistas como Bob Dylan, Neil Young ou Marc Bolan.


A 5 de Novembro de 2005, Link Wray faleceu em Copenhaga devido a complicações cardíacas, deixando para trás a sua marca musical que nunca será apagada e que apaixonou muitos artistas.


A sua herança é incontestável e de louvar.


Para além dum vídeo da música Rumble, deixo-vos outro com uma das minhas músicas favoritas, The Shadow Knows.


Link Wray is still rumbling! (pelo menos na minha aparelhagem)

1 comentário:

Nina Lou disse...

Adorei, Molly! :D Muito bom! A "Rumble" é qualquer coisa...