Quem diria que, ao observar o Rio Danúbio, despertaria em alguém a ideia de construir um sistema cilíndrico que conseguisse manipular um cubo com 54 faces? Perguntem ao senhor Ernõ Rubik, que ele explicar-vos-á. Ao tentar arranjar um modelo que explicasse melhor a geometria tridimensional, Rubik sem querer criou o brinquedo mais vendido de todos os tempos: o Cubo Mágico (1974), mais tarde denominado o Cubo de Rubik (1980).
Creio que toda a gente já viu, ouviu falar ou, provavelmente, brincou (ou tentou brincar) com este cubo. Existem variantes do cubo (como se pode ver na imagem acima, à direita), mas o original possui cada face dividida em 9 partes (3 por 3). O objectivo é colocar as 9 partes constituintes de cada face com a mesma cor. Não é tarefa fácil (falo por experiência própria) mas é um brinquedinho que, apesar de já ter 35 anos, nunca passa de moda. O próprio criador demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez!
O Cubo de Rubik foi e continua a ser um sucesso. Desde revistas, séries de televisão, vídeos do youtube, moda, jóias, música, arte - o chamado "Rubikubismo", arquitectura, webpages, campeonatos para quem resolve mais rapidamente o cubo com as mãos, com os pés, de olhos vendados... O cubo deixou de ser um mero objecto e passou a ser um elemento de culto nas mais variadas vertentes! Quem gosta de quebra-cabeças, de brinquedos que puxem pelo intelecto... o Cubo de Rubik é um must have!
Podem demorar imenso tempo a chegar à solução... Aliás, ainda ninguém sabe qual é o algoritmo que corresponda ao menor número de movimentos possíveis para chegar à solução mais rapidamente... é o chamado "Algoritmo de Deus" (isto porque se diz que seria necessária a inteligência de um ser superior para resolver tal problema). Mas tenho de vos dizer que existem 42 252 003 274 489 856 000 combinações diferentes para chegar à solução. É um número encorajador, não é?
Aqui ficam algumas imagens "Rubikubistas" (se virem ao longe as imagens são mais perceptíveis)...
E o Professor Rubik queria apenas criar um modelo para explicar melhor aos seus alunos a noção de tridimensionalidade...
2 comentários:
Excelente post Tânia!
Obrigada :)
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